Perguntas frequentes

Nesta área do website, disponibilizamos um conjunto de respostas às perguntas que consideramos que são colocadas com maior frequência, no âmbito da iniciativa Melhores Empresas para Trabalhar 2016.

Se a informação apresentada não for suficiente para esclarecer as suas dúvidas, agradecemos o envio da sua questão para mept2016@exame.impresa.pt. Prometemos ser breves na resposta.

tema 1: inscrição

1. Qualquer Empresa pode participar na iniciativa?
+

Estão elegíveis a participar todas as empresas ou empresários em nome individual, que se encontrem registadas como tal e que tenham mais do que 10 colaboradores, qualquer que seja o sector de atividade e quer sejam públicas ou privadas.

2. As Empresas podem realizar uma inscrição espontânea ou é necessário convite?
+

A iniciativa “Melhores Empresas para trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016” está aberta a todas as Empresas nacionais ou estrangeiras com representação em Portugal. É possível realizar uma inscrição espontânea através do website oficial da iniciativa: www.melhoresempresasparatrabalhar.pt ou www.mept.pt.

3. Até quando é possível inscrever uma Empresa?
+

O período de inscrições decorre entre entre 31 de março e 20 de maio, devendo ser efetuadas através do website oficial da iniciativa.

4. Necessito alterar os dados de contacto, como devo proceder?
+

É possível editar a generalidade dos dados da Empresa. Para isso o atual representante poderá proceder à alteração dos seus dados diretamente na sua área privada do portal oficial da iniciativa.

5. Os colaboradores também necessitam de registar-se nesta fase?
+

Não. No momento da inscrição apenas as empresas têm de efetuar a inscrição.

6. Como proceder em caso de dúvidas ou erro informático no preenchimento do formulário de inscrição?
+

No caso de dúvidas sobre algum termo utilizado no formulário de inscrição ou se observar algum problema técnico deve contactar a nossa equipa de suporte, preferencialmente remetendo a sua questão por email, utilizando para o efeito o seguinte endereço: mept2016@exame.impresa.pt. Alternativamente existirá um número de telefone para o qual poderá contactar: 21 469 88 33

tema 2: resposta empresas

1. É garantida a confidencialidade das informações prestadas pelas Empresas durante o processo?
+

Nenhum dado considerado confidencial pela respetiva Empresa participante será divulgado. Os questionários efetuados às Empresas não serão em qualquer caso divulgados na íntegra, mas serão naturalmente tidos em consideração na elaboração do artigo final sobre as Empresas com ranking destacado.

2. Quando é que os questionários estarão disponíveis e quanto tempo será disponibilizado para o realizar?
+

Os questionários sobre as Empresas estarão disponíveis após abertura do prazo de respostas, devendo a sua submissão estar concluída até 4 semanas após a sua disponibilização.

3. Os questionários serão iguais para todas as Empresas?
+

Sim. Os questionários serão iguais para todos as Empresas participantes.

4. Como terei conhecimento sobre a abertura do período de resposta ao questionário da Empresa?
+

Para além da comunicação a efetuar no website oficial da iniciativa e restantes meios de comunicação instituídos, será enviado um email para cada Empresa com a indicação da abertura do período para resposta aos questionários e do prazo limite para submissão.

5. O que acontece caso o questionário da Empresa não seja respondido dentro do prazo previsto?
+

Caso a Empresa não responda ao questionário sobre a mesma dentro do intervalo previsto, será desclassificada, não sendo produzido qualquer relatório de análise dos resultados.

6. Como deve a Empresa proceder senão conseguir aceder ou responder ao questionário?
+

O responsável da Empresa pela dinamização da iniciativa deve contactar a nossa equipa de suporte, preferencialmente remetendo a sua questão por email, utilizando para o efeito o seguinte endereço: mept2016@exame.impresa.pt. Alternativamente existirá um número de telefone para o qual poderá contactar: 21 469 88 33.

7. Como é que se consegue saber o nível de participação dos colaboradores?
+

É possível aceder, através da área privada do website oficial da iniciativa a contadores da taxa de resposta dos colaboradores. Estes contadores não apresentam qualquer referência a colaboradores específicos.

8. Se os colaboradores não tiverem email corporativo poderão ainda assim responder ao questionário?
+

No momento da inscrição as Empresas podem escolher o modo de participação. Via internet, através de questionário online cujo link de acesso será submetido para o email corporativo de cada colaborador, ou via papel, em que a Empresa distribui os questionários em formato papel pelos colaboradores, e após a resposta os encaminha por correio para o apartado especificado.

tema 3: resposta colaboradores

1. Como é garantida a confidencialidade dos colaboradores durante o processo?
+

Todos os questionários são absolutamente anónimos. Para além de não ser solicitada qualquer informação que permita a identificação inequívoca do colaborador, uma vez que apenas serão recolhidas informações genéricas, como sexo, categoria profissional e anos na Empresa para tratamento estatístico, todos os questionários respondidos são tratados de igual forma e identificados exclusivamente através de um código único, para garantir que não existem respostas múltiplas de um mesmo respondente.

2. Quando é que os questionários estarão disponíveis e quanto tempo será disponibilizado para o realizar?
+

Os questionários aos colaboradores estarão disponíveis após abertura do prazo de respostas, devendo a sua submissão estar concluída até ao prazo máximo de 2 semanas após a abertura.

3. Os questionários serão iguais para todos os colaboradores?
+

Sim. Os questionários serão iguais para todos os colaboradores qualquer que seja a sua Empresa.

4. Como deve o colaborador proceder senão receber nenhum questionário?
+

Os questionários em formato eletrónico serão enviados ao endereço de email corporativo de cada colaborador durante o período previsto para esta fase. Os questionários em formato papel, dirigidos aos colaboradores que não possuam email corporativo, são impressos e entregues pelas Empresas aos respetivos colaboradores. No caso de não receber o questionário durante o período comunicado, o colaborador deve direcionar o problema junto do elemento de contacto da sua Empresa responsável pela participação na iniciativa, que centralizará todos os problemas que possam surgir. Existe ainda uma equipa de suporte disponível para ajudar na resolução de problemas específicos, que deverá ser contactada pelo elemento centralizador da sua Empresa.

5. O questionário está a retornar erro. Como proceder?
+

No caso de existir algum erro durante o acesso aos questionários ou mesmo durante a resposta às perguntas ou submissão do questionário finalizado deve direcionar o problema junto do elemento de contacto da sua Empresa responsável pela participação na iniciativa, que centralizará todos os problemas que possam surgir. Existe ainda uma equipa de suporte disponível para ajudar na resolução de problemas específicos, que deverá ser contactada pelo elemento centralizador da sua Empresa.

tema 4: entrevistas

1. Como se processam as entrevistas?
+

As entrevistas serão realizadas pelos jornalistas da revista Exame nas instalações das empresas destacadas, em data a acordar entre as partes, com o objetivo de confirmar e aprofundar as boas práticas de gestão responsável descritas na fase de resposta ao questionário da Empresa.

2. O que acontece se a Empresa não aceitar realizar a entrevista?
+

Caso a Empresa não pretenda realizar a fase da entrevista fica impossibilitada de passar à próxima fase do processo, significando dessa forma a anulação da sua classificação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016.

tema 5: publicação de resultados

1. Quando e onde serão publicados os resultados finais?
+

O ranking final apenas será definido e divulgado após a conclusão de todas as fases da iniciativa.

Os resultados finais das Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016 serão divulgados numa edição especial da revista Exame, onde são apresentados os rankings das diversas categorias e são apresentadas as Empresas com melhores posições. Após a realização da Gala das Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016, o ranking será disponibilizado na parte pública do portal e os resultados individuais de cada Empresa serão disponibilizados na sua área privada.

Precisa de Ajuda?

Envie-nos uma mensagem e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.

A sua questão foi submetida com sucesso. Responderemos com a maior brevidade possível.

Existem campos de preenchimento obrigatório por preencher.
Existem campos incorretamente preenchidos.